Especialidades

Especialidades da Clínica Sorriso do Vale

DIGITAL SMILE DESIGN – DSD (Planejamento Digital do Sorriso)

DSD busca apresentar ao público uma nova face da odontologia, mais humanista, emocional e artística. Hoje, ter uma boca livre dos problemas biológicos e funcionais não é suficiente! Os pacientes querem belos sorrisos que são integrados com as suas características físicas, mas também em harmonia com os seus aspectos emocionais. O planejamento digital visa transformar o sorriso dos pacientes, de maneira personalizada, respeitando seus desejos, personalidade e características físicas.

O grande objetivo do DSD é criar um visual que esteja de acordo com as necessidades funcionais, estéticas e até emocionais do paciente. Essa soma aumenta as possibilidades de atender às expectativas que ele tem ao buscar o tratamento. Outro grande diferencial da tecnologia do DSD é que, de posse da imagem efetiva, o dentista pode simular desejos subjetivos dos pacientes, como ter um sorriso mais delicado, mais extrovertido ou mais intenso. Palavras que se materializam na transformação virtual do sorriso, antecipando o resultado esperado. Esse direcionamento possibilita, inclusive, um tratamento mais rápido, pois evita que etapas tenham a necessidade de serem refeitas em virtude do “desgosto” do paciente.

As indicações do Planejamento digital estético são inúmeras, desde a estética das gengivas (pacientes que mostram demasiadamente a gengiva ao sorrir) à estética dos dentes (correções estéticas de forma, cor, volume dos dentes). De maneira geral, é indicado para todas as pessoas que desejam fazer reabilitações estéticas nos dentes e possuem interesse em visualizar o resultado do tratamento antes de iniciar as alterações na boca.

O grande benefício do uso dessa tecnologia é a previsibilidade do resultado e a personalização do sorriso; além da interação e participação ativa do paciente durante o tratamento.

Agende já sua consulta!

DSD DSD

a) Facetas e lentes de contatos de porcelana e e-max

As facetas dentárias são lâminas de porcelana finas, as quais são coladas na frente dos dentes (conhecida como face vestibular), proporcionando uma aparência natural e atraente. As facetas dentárias são usadas para corrigir dentes lascados ou quebrados, manchados, desalinhados, desgastados, dentes com espaços entre eles e, em alguns casos, como alternativa a tratamentos ortodônticos.

As lentes de contato dental são facetas ultrafinas de porcelana, com espessura aproximada de 0,2mm. Possibilitam um tratamento altamente estético e minimamente invasivo.

A diferença entre elas é simples: na faceta precisa desgastar o dente e na lente o desgaste é muito pouco ou nada.

FACETAS E LENTES DE PORCELANA FACETAS E LENTES DE PORCELANA FACETAS E LENTES DE PORCELANA

 

b) Coroas dentárias em e-max

Coroas E -max são coroas (revestem os dentes), feitas com o melhor material disponível no mercado, o que a torna a melhor opção estética disponível hoje, tanto para dentes posteriores (do fundo), quanto para os anteriores (da frente). As coroas E-max são livres de metal e, portanto, não possuem uma borda escura, muito comum em coroas com metal. A ausência de metal também possibilita uma correta passagem da luz pelo dente, mimetizando a beleza apenas encontrada em dentes naturais perfeitos. O material desenvolvido na Ivoclar Vivadent Suiça, a maior empresa do setor, garante a essas coroas uma tecnologia de adaptação e conformação estética incrível.

Coroas de E-max são puras obras de arte, e são utilizadas tanto para casos de apenas um dente, quanto para montagem de sorrisos inteiramente novos. Hoje, com a crescente demanda estética, o sorriso perfeito, branco e “de novela”, se tornou possível e mais acessível, com o uso deste material. Juntamente com tecnologia de computação gráfica para desenho dos dentes, e impressoras 3D, estes trabalhos estão sendo fabricados com precisão milimétrica, polimento perfeito, cor ideal, estética impecável e tempo/custo reduzidos.

COROAS E-MAX

 

c) Restaurações indiretas – onlay/inlay

Os Onlays e Inlays são usados na reconstrução parcial de um dente, de uma forma estética. Dentes com grande destruição, seja por cárie ou fratura, precisam de reconstrução estética e funcional. Os Onlays e Inlays são cópias da parte que foi destruída, feitas em laboratório, devolvendo a forma original do elemento. Podem ser de resina ou porcelana.

Hoje este tipo de reconstrução também é usado na substituição do amálgama e no fechamento do espaço entre um dente e outro, quando neste espaço ocorre acúmulo de alimento e inflamação gengival. Os Onlays e Inlays devolvem o formato, função e cor do dente com naturalidade, e são ótimas opções de tratamento em dentes destruídos.

ONLAY/INLAY

 

Os implantes dentais são “raízes” artificiais instaladas (implantadas) no osso mandibular ou maxilar. Ao substituir as raízes dentais, possibilitam a sustentação das próteses que são confeccionadas sobre eles, permitindo a reabilitação estética e funcional (mastigação), além de devolver a qualidade de vida ao paciente que perdeu um ou mais dentes.

Os implantes dentais proporcionam conforto e eficiência na mastigação, de forma similar aos dentes naturais, sendo superiores ao uso de próteses totais (dentaduras) e próteses removíveis. Os implantes são fabricados com titânio comercialmente puro; por se tratar de um metal biocompatível, ou seja, que pode ser utilizado em contato com o corpo humano sem causar reações adversas.

Duração do tratamento

Geralmente, a fase de osseointegração dura de 3 a 4 meses na mandíbula e de 5 a 6 meses no maxilar, por este ser um osso menos compacto. A elaboração da prótese geralmente é concluída no prazo de 1 mês após essa fase.

Este tratamento é específico para cada paciente. Em alguns casos o paciente pode ser reabilitado em um prazo de até 6 meses. Já em outros, em apenas 24 horas, com a cirurgia de Carga Imediata.

Implantes Dentais

 

SLActive

Inovação tecnológica de química de superfície, clinicamente comprovada e que torna o implante dental ativo e hidrofílico, reduzindo o tempo de integração ao osso para 3 a 4 semanas. Maior segurança e integração óssea mais rápida em todas as indicações. Maior previsibilidade de tratamento em protocolos críticos.

SLActive

 

Prótese fixa tipo Protocolo

A prótese tipo protocolo Bränemark consiste na reabilitação total de pacientes que perderam todos os seus dentes há muitos anos e que possuem sua parte óssea prejudicada. O tratamento é realizado em duas etapas: cirúrgica e protética; com intervalos de quatro a seis meses para mandíbula e maxila. Mas, atualmente, com os avanços alcançados pela odontologia, é possível concluir o tratamento em 72 horas, ao que chamamos de carga imediata. Pode ser confeccionada em acrílico ou porcelana.

Com o sistema comum de dentadura, o paciente tem em média 20% do poder de mastigação original, já com o protocolo fixo sobre implantes, esse percentual de poder de mastigação sobe para 85%.

Prótese fixa tipo Protocolo

 

Prótese fixa unitária

A melhor opção para repor a perda de um elemento dentário é por meio de implante. Os dentes vizinhos permanecerão íntegros; a nova coroa será fixada diretamente no implante, o que possibilitará a utilização do fio dental como em um dente natural. O resultado estético e funcional é excelente.

Prótese fixa unitária

 

Prótese fixa múltipla

O implante dentário com prótese múltipla parcial é uma alternativa para pacientes que perderam dentes sequenciais, seja decorrente de acidente ou doença periodontal avançada. Ele pode ser indicado para substituição de dentes perdidos, tanto na parte anterior como posterior, no maxilar superior ou inferior, restabelecendo assim a capacidade mastigatória e estética do sorriso.

Prótese múltipla

 

Prótese móvel/sobredentadura

Também conhecida como overdenture, consiste em uma dentadura (prótese total) fixada por meio de dispositivos de encaixe que são instalados sobre os implantes para resolver o problema de retenção (prótese mais firme – maior segurança e conforto). O paciente pode colocar ou tirar a prótese sempre que necessário para fazer a higiene. Possui um custo menor que a prótese fixa, pois necessita menos implantes dentais (2 a 3, em média).

Sempre após a avalição completa, nossos profissionais irão traçar o planejamento de trabalho junto com o paciente, identificando a melhor alternativa para você voltar a sorrir naturalmente.

Prótese Móvel

 

Enxerto ósseo

O tratamento de Enxerto Ósseo é ideal para pacientes que não possuem estrutura óssea adequada para receber implantes dentários. Isso é necessário sempre que um dente é perdido e o osso que se encontrava ao redor do dente sofreu reabsorção. Na Clínica Sorriso do Vale os enxertos ósseos são feitos utilizando técnicas avançadas e por profissionais especialistas. Desse modo, as pessoas passam por esta mudança de forma tranquila; afinal, um sorriso abre caminhos.

Enxerto ósseo

 

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à cárie e a doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos da mastigação, podendo levar a dores de cabeça, síndrome da ATM (articulação têmporo-mandibular) e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. E ainda, dentes mal posicionados prejudicam a aparência estética do sorriso.

Quais os tratamentos eficazes

Existem diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis. Os aparelhos são utilizados para movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Eles funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos mandibulares. O tipo do problema de cada paciente irá indicar o aparelho ortodôntico mais eficaz; bem como, o valor que o paciente está disposto a investir.

a) Tratamento em Crianças e Adolescentes

Tratamentos que visam restabelecer a anatomia e função normal frente aos possíveis desvios de crescimento e desenvolvimento. É sugerido pela Associação Americana de Ortodontia uma visita ao ortodontista entre 6 e 7 anos de idade, pois é quando ocorre a troca dos primeiros dentes. Quanto mais cedo for identificado o grau de severidade das maloclusões, mais cedo podem ser tratadas e com procedimentos mais simples.

b) Tratamentos em Adultos

Nos últimos anos, os principais avanços tecnológicos foram no sentido de melhorar os tratamentos para adultos: aparelhos estéticos, mínimo desconforto, velocidade, eficiência, diminuição da frequência de visitas ao consultório e possibilidade de o paciente escolher a melhor opção existente, são alguns resultados dessa evolução.

A duração do tratamento com aparelhos, como em praticamente tudo na ortodontia, dependerá sempre de cada caso; alguns pacientes, em um ano e meio ou dois, tem suas imperfeições bucais resolvidas; já outros, podem permanecer por maior período de tempo fazendo uso dos aparelhos.

O tratamento ortodôntico em adultos proporciona uma melhor qualidade de vida ao paciente, pois estabelece a função mastigatória adequada, saúde periodontal (gengivas), aparência e autoestima.

Venha para a Clínica Sorriso do Vale e decidiremos, juntos, o melhor tratamento para o seu caso.

c)Tipos de Aparelhos

c1) Aparelhos Fixos

O aparelho fixo pode ser usado tanto em adultos, como em crianças. É composto de bráquetes que são colocados aos dentes com resina composta, indicados para pacientes que necessitam de uma movimentação maior dos dentes, tendo em vista a possibilidade de controlar o dente tridimensionalmente.

Existem vários tipos de aparelhos fixos que podem ser utilizados, vai depender muito de cada caso:

c1.1) Aparelho Estético

Eles são muito procurados por pacientes adultos, já que é uma ótima opção para quem quer discrição, durante o tratamento ortodôntico. Os bráquetes estéticos utilizados pela Clínica Sorriso do Vale são de safira, um material translúcido e muito resistente que não desgasta durante o tratamento. São transparentes e quase desaparecem em contato com as diferentes cores dos dentes.

Este tratamento mantém a estética, pois não mancha, normalmente proporcionando inteira satisfação ao paciente.

Aparelho Estético

 

c1.2) Alinhadores Invisíveis – clear aligner

O Clear aligner é uma série de alinhadores plásticos transparentes e removíveis (quase invisíveis), feitos, sob medida, para tratar dos problemas ortodônticos em adolescentes e adultos.

É uma nova geração de produto ortodôntico estético desenvolvido como uma alternativa para a terapia ortodôntica convencional de bráquetes, combinando décadas de pesquisa da ciência ortodôntica com a computação gráfica computadorizada 3D. Estes alinhadores vão fazer o reposicionamento dos dentes gradualmente até você atingir o sorriso desejado.

Algumas vantagens do clear aligner:

  • são praticamente invisíveis;
  • fáceis de usar;
  • são confortáveis, não possuem fios ou suportes;
  • facilitam a higiene, pois podem ser retirados para comer ou fazer higienização;

Nem todos os tipos de maloclusões podem ser tratados com esses alinhadores; é importante fazer uma avaliação com nossos especialistas, que são credenciados pela clear aligner, para verificar sua indicação. (vídeo clear aligner)

Alinhador Invisível Alinhador Invisível Alinhador Invisível

 

c1.3) Aparelho autoligado

A principal característica dos aparelhos AUTOLIGADOS é a ausência das ligaduras elásticas (borrachinhas). Sem elas, o acúmulo de bactérias no aparelho diminui drasticamente, evitando assim cáries, tártaro, mau hálito, e outros problemas relacionados. Além disso, por não ter borrachas, o tratamento AUTOLIGADO é muito mais eficiente, MAIS RÁPIDO, INDOLOR e não prejudica os tecidos periodontais, pois usa uma força bio adaptativa, ou seja, que imita a força fisiológica de erupção dos dentes. (FORÇA LEVE, SEM DOR).

Com o aparelho autoligado, o ortodontista tem condições de fazer a maioria dos tratamentos SEM EXTRAÇÕES DENTÁRIAS, além de conseguir uma excelente expansão maxilar (SORRISO FICA MAIS ABERTO).

Essa diferença está revolucionando os tratamentos ortodônticos e ortopédicos atuais, fazendo com que a ortodontia alcance patamares de sucesso altíssimos, e deixando cada vez mais pacientes satisfeitos com os seus sorrisos!

Os aparelhos AUTOLIGADOS ESTÉTICOS, como todos os aparelhos autoligados, não usam as ligaduras elásticas, mantendo assim a cor do aparelho (INVISÍVEL) por todo o tempo do tratamento! Isso significa TRATAMENTO ESTÉTICO, MODERNO, SEM DOR, E COM TEMPO REDUZIDO!

Aparelho Autoligados

 

c1.4) Aparelho Metálico

É o aparelho tradicional, onde os bráquetes e todos os acessórios são de metal. Diferentes cores de borrachinhas podem ser utilizadas nos bráquetes, sendo que em cada visita o paciente pode escolher uma nova cor; o que é ótimo, para a expressão pessoal, autoestima, vaidade e diversão. Normalmente os adolescentes adoram.

Aparelho Metálico

 

c2) Aparelhos Ortodônticos Removíveis e Aparelhos Ortopédicos

Os aparelhos ortodônticos removíveis realizam pequenas movimentações dentárias, como: expansão do arco dentário, recuperação de espaços perdidos e remoção de hábitos deletérios (sucção de dedo e interposição lingual).

Com auxílio de aparelhos ortopédicos, podem ser tratados casos que apresentem problemas de desarmonia esquelética, através do estímulo, inibição ou redirecionamento do crescimento da maxila ou mandíbula.

Por depender do crescimento, a Ortopedia Facial deve ser realizada em crianças durante o período de crescimento (6 a 12 anos) e necessita de muita colaboração do paciente no sentido de usar o aparelho em tempo integral.

Aparelho Removível

 

Durante esta fase da vida é comum certo descaso com a higiene bucal; o que pode afetar, em alguns casos, de forma definitiva toda a vida do paciente.

O jovem está envolvido com escola, atividades esportivas e culturais; muitas vezes, fazendo lanches rápidos, consumindo alta quantidade de doces, em alguns casos bebidas alcoólicas e tabagismo. Todos esses hábitos podem propiciar problemas na sua saúde bucal e também em outras áreas do corpo.

Por isso, nesta fase, são de suma importância os cuidados com a higiene bucal; o que se consegue com informação e acompanhamento dos pais em parceria com o dentista, fazendo um trabalho preventivo.

Objetivo da Clinica é garantir aos nossos pacientes um acompanhamento contínuo, facilitando a comunicação entre pais e adolescentes. Temos um protocolo de reconsultas, lembrando aos pais, sempre, a data de retorno. Dessa maneira, evitando, de o jovem sentir dor e necessitar de procedimentos invasivos. Sendo nosso paciente, cuidaremos de maneira preventiva do sorriso do seu filho.

Nessa fase, orientamos a visita ao dentista a cada 6 meses.

Adolescentes

 

TOXINA BOTULÍNICA EM ODONTOLOGIA

A Toxina Botulínica, famoso Botox®, conhecida por disfarçar imperfeições, linhas de expressão e flacidez no rosto, é utilizada também no tratamento odontológico para a resolução dos casos de sorriso gengival, tratamento do bruxismo e dores de cabeça de origem odontológica, dentre outros. A Toxina Botulínica é mais um recurso terapêutico que a odontologia dispõe para solucionar problemas.

A Toxina Botulínica age paralisando o músculo que está em hiperfunção, devolvendo-lhe o estado de normalidade. O procedimento é seguro e não há nenhum comprometimento motor da boca. É um tratamento simples, eficiente, feito em dez minutos com agulha fina – como a usada para aplicar insulina – e com alto grau de satisfação relatado pelos pacientes.

TOXINA BOTULÍNICA PARA O BRUXISMO

Para o bruxismo, por exemplo, a toxina botulínica ajuda tanto os pacientes que rangem quanto os que apertam os dentes. A substância é aplicada de cada lado da face, nos principais músculos da mastigação para fazê-los perderem a força excessiva. É um tratamento novo que vem apresentando resultados incríveis, ideal para quem não quer mais dormir com a placa protetora nos dentes. O tratamento também é usado para casos de disfunção de ATM e dor orofacial.

TOXINA BOTULÍNICA PARA SORRISO GENGIVAL

Pacientes que ao sorrirem mostram a gengiva excessivamente - chamado sorriso gengival - podem escapar da cirurgia nos casos em que a distância do lábio até a gengiva não excede três milímetros. Uma pequena aplicação no músculo interno do buço, responsável por tracionar o lábio superior para cima, impede que ele suba e, mantendo-se no lugar, expõe menos a gengiva. A melhora do quadro é notória e não há perda de sensibilidade no lábio superior, nem a sensação de face paralisada.

OUTRAS FINALIDADES DA TOXINA BOTULÍNICA

A toxina botulínica é muito útil ainda na preparação dos músculos da boca do paciente que vai fazer implante dentário. A substância ajuda no relaxamento da musculatura da mastigação, o que favorece a adaptação ao uso de próteses dentárias.

A toxina botulínica também está indicada para casos de ronco, apneia e cefaleias.

É importante ressaltar, que o cirurgião dentista está apto para a realização e aplicação da toxina botulínica. É um procedimento realizado em consultório dentário.

Assim como acontece quando usado para fins estéticos, pela Medicina, a toxina botulínica na odontologia também tem duração de seis meses e precisa ser reaplicada para continuidade do bom resultado.

Venha a Clínica Sorriso do Vale fazer uma avalição e conheça todas as vantagens do uso da toxina botulínica.

Botox Botox

 

Bruxismo é um hábito involuntário de friccionar ou ranger os dentes, o que acaba desgastando-os. Além disso, pode causar dores de cabeça, pescoço e mandíbula dolorida. Este ranger dos dentes, muitas vezes só é percebido devido ao barulho noturno ou nos exames de rotina, nos quais o dentista identifica um desgaste excessivo nos dentes e rachaduras no esmalte. É um assunto de grande interesse ao cirurgião dentista, já que é um hábito parafuncional, cada vez mais comum na vida moderna.

Sintomas do bruxismo:

  • Ranger ou apertar os dentes tão alto que pode despertar uma pessoa que estiver dormindo ao lado;
  • Dentes achatados, fraturados, lascados ou soltos;
  • Esmalte dental desgastado, expondo camadas mais profundas do dente;
  • Aumento da sensibilidade dentária;
  • Dor na face;
  • Dor que se sente como se fosse uma dor de ouvido – mas que na verdade é resultado do bruxismo;
  • Dor de cabeça;
  • Recuos de língua;

Ainda outros sintomas mais graves incluem: transtornos alimentares, ansiedade, irritação, estresse e tensão, depressão, sensação de calor ou frio nos dentes, insônia.

O bruxismo pode afetar as pessoas de todas as idades, inclusive as crianças. As suas causas podem estar associadas a fatores genéticos, situações de estresse, tensão, ansiedade ou problemas físicos de oclusão (posicionamento incorreto dos dentes), fechamento inadequado da boca, dentre outros.

Tratamento

  • Uso noturno de aparelhos orais removíveis (plaquinha) feitas sob medida, a qual irá impedir que os dentes superiores entrem em contato com os dentes inferiores e assim ocorra o desgaste. Essa placa também gera relaxamento da musculatura e alívio dos sintomas dolorosos;
  • Correção do alinhamento dos dentes de modo a igualar a mordida, através da restauração (reconstrução) destes dentes e/ou do uso de aparelhos ortodônticos.
  • Técnicas e terapias que tenham por objetivo promover o relaxamento muscular, diminuir a tensão diária e o estresse.

Recomendações Preventivas

  • Consultar um dentista regularmente;
  • Evitar apertar os dentes, quando estiver numa situação de estresse;
  • Procurar não mascar chicletes ou mordiscar objetos duros;
  • Fazer exercícios físicos: ajuda controlar o estresse;
  • Usar a placa interoclusal antes de dormir ou sempre que possível.

A Clínica Sorriso do Vale faz o diagnóstico completo para poder indicar o tratamento mais eficaz para o bruxismo de cada paciente, preferencialmente em caráter preventivo para que os sintomas mais graves não ocorram.

Bruxismo Bruxismo

 

A Cirurgia Oral é a especialidade da Odontologia responsável pelo diagnóstico e tratamento cirúrgico de patologias na cavidade oral. Os procedimentos mais frequentes são a exodontia (extração) de dentes, incluindo a de dentes do siso, remoção de cistos, cirurgia para o tracionamento ortodôntico de elementos inclusos e o tratamento de lesões periapicais (apicetomias).

a)Dentes do Siso

Os terceiros molares, mais conhecidos como dentes do siso, são os últimos dentes a nascer. Geralmente cada pessoa tem quatro sisos, que erupcionam por volta dos 18-20 anos. Com o menor desenvolvimento dos maxilares devido a uma dieta contemporânea cada vez mais elaborada, muitas vezes os terceiros molares acabam por não ter espaço suficiente para erupcionar, podendo causar um apinhamento dos restantes dentes, sendo muitas vezes recomendado a sua extração. Podem também causar infecções pericoronárias (inflamação da mucosa), formação de um cisto, lesões de cárie no próprio dente do siso ou no dente mais próximo ( o 2º molar), ou parestesias (alterações (perda) de sensibilidade).

Cirurgia Oral Menor Cirurgia Oral Menor

 

b)Cirurgia Ortognática / Reconstrutiva

A cirurgia ortognática é um tratamento indicado para pessoas que têm deformidades envolvendo os ossos da face e os dentes, visando restabelecer o equilíbrio anatômico da face. Quando não for possível resolver o caso somente com o aparelho ortodôntico, uma vez que o problema está no tamanho dos ossos do esqueleto e não somente na posição dos dentes, faz-se necessário uma correção óssea.

As deformidades dos ossos da face podem se originar de distúrbios de crescimento, síndromes e anomalias específicas, traumas na face, ou serem de origem genética, dentre outros fatores. Essas alterações podem estar localizadas num osso, como no prognatismo mandibular (mandíbula grande) ou no retrognatismo mandibular (mandíbula pequena), sendo que muitas vezes é um problema combinado, associando o maxilar superior à mandíbula. Por exemplo, quando a mandíbula for grande e o maxilar superior for pequeno, será necessário operar os dois ossos; com o posicionamento cirúrgico da mandíbula, para trás e do maxilar superior, para frente.

O paciente deverá realizar uma documentação ortodôntica completa, em clínica especializada em radiologia odontológica, para que os profissionais ( Cirurgião Buco Maxilo Facial e Ortodontista ) analisem as correções necessárias através de um tratamento ortodôntico-cirúrgico-ortodôntico. Isto é, inicia-se com a ortodontia preparando os dentes por período que varia de seis meses a um ano (primeira etapa), a partir daí planeja-se a cirurgia ortognática, fazendo uma moldagem de estudo e confeccionando modelos de gesso e montagem em articulador; opera-se o paciente e, logo que se recupere, a ortodontia realizará os últimos ajustes na oclusão.

Antes da cirurgia, o paciente deverá realizar alguns exames complementares. A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar e com anestesia geral, envolvendo normalmente dois cirurgiões, um instrumentador e uma equipe multidisciplinar. A cirurgia é realizada totalmente por dentro da boca, não deixando cicatriz na face e, dependendo do porte da cirurgia e recuperação da anestesia, a alta hospitalar é dada ao paciente na manhã do dia seguinte.

A correção das deformidades faciais através da cirurgia ortognática traz grandes benefícios aos pacientes operados, com sensível melhora na relação entre os dentes, músculos, ossos, respiração, fonação, posição da língua, articulação temporo-mandibular (ATM), mastigação, digestão e em muitos casos, no relacionamento social. A Cirurgia Ortognática moderna busca um equilíbrio das funções mastigatória, respiratória e da beleza estética.

Cirurgia Ortognatica

 

O clareamento é um procedimento disponível para as pessoas que não estão satisfeitas com a cor de seus dentes. Muitas vezes, o sorriso está escurecido pelo consumo de café, chocolate, chimarrão, vinhos, tabagismo (ou fumo), avanço da idade ou eventuais acidentes. O resultado será um sorriso mais branco e bonito. No anseio de uma aparência mais jovem e na melhora da autoestima, muitos pacientes buscam este procedimento.

Para a maioria dos pacientes os dentes podem ser clareados de três maneiras:

1. clareamento em consultório (com ou sem laser): a sessão dura em média uma hora. O procedimento é recomendado para aquelas pessoas que querem o clareamento rápido e é realizado com a aplicação de laser ou sem. Após 48 horas a pessoa já pode ingerir produtos de cor escura.

2. clareamento caseiro supervisionado: realizado através do uso de uma moldeira pré-fabricada no próprio consultório. O paciente coloca a moldeira com o gel clareador, por um período mínimo de x dias ou noites, dependendo do grau de manchamento dos dentes. O inconveniente é que o paciente precisa evitar consumir produtos de cor escura nesse período.

3. Associação das duas técnicas: uma sessão em consultório mais 7 a 10 dias usando moldeiras com gel clareador.

Em média, o resultado dura dois anos, dependendo do estilo de vida do paciente. Para prolongá-lo é preciso evitar alimentos pigmentados, como café, refrigerante, chocolates e, principalmente, não fumar. Também é preciso fazer a higiene bucal adequada e manter as visitas regulares ao dentista.

Todas as técnicas proporcionam ótimos resultados e podem ser realizadas por pacientes a partir de 15 anos. Na Clínica Sorriso do Vale, o paciente passa primeiro por uma avaliação, na qual é indicado o melhor tratamento para cada caso; pensando, sempre, em proporcionar o que há de mais moderno e seguro.

Clareamento Clareamento Clareamento

 

Qualquer problema de emergência como:

  • Fratura de um dente por acidente;
  • Sangramento devido mordida na língua ou lábios;
  • Dores nos dentes;
  • Objetos presos entre os dentes;
  • Avulsão dentária (dente extraído por acidente) – neste caso, se possível, insira e segure o dente em seu local de origem com cuidado. Se não for possível, coloque o dente em um copo com soro fisiológico ou guarde na própria boca e leve ao dentista o mais rápido possível.

A Clínica Sorriso do Vale está pronta para auxiliá-lo nestes momentos conflituosos e difíceis, de modo a identificar rapidamente o melhor tratamento em cada situação para que você possa se sentir seguro.

Contato de plantão: Dra. Simone Heineck via telefone celular da clínica: 051-93880096

O tratamento de canal é a opção ideal para salvar um dente cujo nervo (polpa) ficou comprometido e que, de outra forma, teria que ser extraído. O tratamento de canal é feito por um endodontista (especialista em tratamentos de canal) e consiste na remoção da polpa infeccionada, danificada ou morta, e no preenchimento da cavidade com material obturador.

Hoje em dia, graças às técnicas modernas, quando indicado, o tratamento de canal pode ser feito em uma ÚNICA CONSULTA E SEM DOR!

O tratamento de canal é indicado por diversos motivos, sendo o mais comum deles a cárie dentária profunda. A cárie profunda possibilita a entrada de bactérias na polpa do dente causando uma infecção que, quando não tratada, se estende ao osso em torno do dente.

Sinais e sintomas que indicam a necessidade de tratamento de canal:

  • Abcesso na gengiva
  • Sensibilidade térmica (quente ou frio)
  • Dor aguda e latejante no dente
  • Inchaço e dor ao toque
  • Dor constante tipo pressão
  • Cárie profunda que atingiu a polpa do dente (nem sempre sente-se dor)
  • Infecção ou abcesso que se desenvolveu no interior do dente ou na ponta da raiz
  • Dano ou trauma ao dente

A tecnologia teve um avanço surpreendente nas últimas décadas, modificando totalmente a realidade e o dia a dia do ser humano. Na endodontia, essa evolução pode ser notada nitidamente quando se observa a instrumentação do canal radicular: hoje se realiza INSTRUMENTAÇÃO ROTATÓRIA E COM LOCALIZADOR APICAL; o que na prática, significa um tratamento de canal em SESSÃO ÚNICA, DIMINUIÇÃO DO USO DE RADIOGRAFIAS e de dores indesejadas; uma grande vantagem, tanto para o profissional quanto para o paciente, sob o ponto de vista prático.

a)Diagnóstico

Especialidade Odontológica que trata as doenças periodontais como a gengivite e a periodontite, que são infecções do tecido da gengiva e de suporte dos dentes (gengiva e do osso) que podem levar a perda dentária.

É uma infecção causada por bactérias que afeta os tecidos em volta dos dentes; deixando um espaço entre a gengiva e o dente, o que propicia o acúmulo de resíduos alimentares e bactéria.

A doença periodontal é a principal causa da perda de dentes em adultos. Sua prevenção pode ser feita removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, mais limpezas periódicas feitas pelo dentista. A falta de tratamento pode causar outros danos à saúde como: doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, osteoporose, diabetes, entre outros.

b) Tratamentos

O tratamento adequado será identificado após o dentista avaliar os dentes e as gengivas detalhadamente. Há várias opções de tratamentos, sempre visando preservar o dente. Nos casos mais graves, e quando não for possível preservar o dente, o tratamento com implante é o mais recomendável.

  • Tratamento da gengiva e do osso de suporte;
  • Raspagem Radicular;
  • Tratamento da gengiva sangrante (gengivite);
  • Tratamento do osso (periodontite);
  • Orientação de Higienização e escovação;
  • Prevenção

c) Plástica gengival ou Gengivoplastia

É um dos procedimentos cirúrgicos de maior impacto, pois melhora drasticamente a aparência do sorriso. A beleza não requer perfeição, e sim simetria.

Eis um dos problemas que mais incomodam os pacientes, pois comprometem o sorriso e assim a qualidade de vida do paciente e autoestima.

A plástica gengival é uma pequena correção que resulta em uma grande diferença na face e sorriso. Este procedimento é simples, usado para remoção do tecido gengival (tecido mole) em excesso. A cirurgia plástica apresenta diversas técnicas e a Sorriso do Vale irá ver qual a que mais se encaixa a cada caso.

O que é sorriso gengival e como se resolve?

É a exposição exagerada da gengiva ao sorrir, afetando a estética e por vezes causando constrangimento a pessoa que sorri.

Resolve-se com a cirurgia, é simples e rápida, não há pós-operatório, o paciente volta em seguida às suas atividades normais. Claro que existem casos mais complexos, normalmente quando a gengiva aparece maior que 8mm, pode ser necessário uma cirurgia mais demorada, onde se reposiciona o osso, sendo um procedimento maior.

Já nas retratações gengivais as raízes dos dentes ficam expostas, causando hipersensibilidade, e os dentes parecem mais longos que o normal. O procedimento indicado para corrigir as retratações é o enxerto de tecido conjuntivo. Com o enxerto há um ganho de volume gengival que, além de cobrir as raízes, diminui a sensibilidade dos dentes e melhora a estética do sorriso.

Então se você não está satisfeito com o seu sorriso venha nos procurar, a Sorriso do Vale faz o resto.

Periodontia Periodontia

 

As próteses removíveis são aparelhos protéticos que servem para substituir os dentes ausentes e tecidos, podendo ser removidas pelo paciente para a sua higienização. Existem dois tipos de próteses removíveis: as próteses parciais (ponte parcial removível- PPR) e as próteses totais (dentaduras).

As próteses parciais são indicadas quando ainda existem dentes naturais. Quando faltam dentes, o osso alveolar é reabsorvido e os dentes adjacentes tendem a mover-se para o espaço livre, causando vários desequilíbrios nas arcadas. A prótese parcial preenche os espaços criados pela falta de dentes, evitando o deslocamento dos dentes remanescentes.

As próteses são uma alternativa para os pacientes que não tem indicação para receber implantes devido à falta de estrutura óssea, não podem fazer enxertos, ou possuem uma limitação financeira ou de saúde.

As próteses totais são indicadas nos casos de perda total dos dentes e podem ser de dois tipos: “imediata” ou “convencional”. A prótese convencional é confeccionada depois que os dentes foram extraídos e quando a gengiva tiver cicatrizado. Isto leva geralmente três meses. Já a prótese imediata é colocada imediatamente após a extração dos dentes, como uma solução provisória durante a cicatrização da gengiva, preservando o sorriso durante todo o processo do tratamento.

As Próteses Dentárias Removíveis são indicadas para:

  • Substituir vários ou todos os dentes numa arcada.
  • Reabilitar as funções mastigatórias, fonéticas e estéticas.
  • Evitar o envelhecimento precoce dos tecidos faciais.
  • Restaurar o sorriso e aumentar a autoestima.

O que esperar das próteses removíveis:

Embora as próteses sejam aparelhos duráveis; em alguns casos, devido ao desgaste normal do uso, elas precisam ser refeitas, reparadas ou reajustadas.

Durante as primeiras semanas é normal notar um aumento no fluxo da saliva, sentir desconforto e possivelmente ter um pouco de dificuldade para falar e mastigar. Contudo, à medida que os seus músculos e tecidos se acostumam com as novas dentaduras esses sintomas irão desaparecer.

Para garantir a longevidade da sua nova prótese é importante ter uma boa higiene oral e visitar o dentista regularmente para exames e limpeza profissional.

Prótese removível Prótese removível

 

ENDEREÇO ESTRELA

  • Rua Coronel Mussnich, 805, 2º andar
    Sala 01, Centro, Estrela/RS
    (Próximo ao Hospital Estrela)
  • Telefone: 51 3720-3742
  • Celular: 51 99388-0096
  • Email: contato@clinicasorrisodovale.com.br
  • Website: www.clinicasorrisodovale.com.br

ENDEREÇO LAJEADO

  • Rua Irmão Emílio Conrado, 139
    Bairro Florestal, Lajeado/RS
  • Telefone: 51 3710-1002
  • Celular: 51 99998-0432
  • Email: sorrisodovalelajeado@gmail.com
  • Website: www.clinicasorrisodovale.com.br